Campeonato de Brewers Cup ocorre em Campinas a partir desta quinta feira
Considerada referência na pesquisa de ponta para cafés em função dos trabalhos do Instituto Agronômico (IAC), a cidade de Campinas (SP) receberá, pela primeira vez na história, entre 20 e 22 de março, o Campeonato Brasileiro de Brewers Cup.
A competição, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, ocorrerá no saguão principal da instituição de pesquisa e colocará à prova a habilidade de baristas de todo o Brasil no preparo de café especial filtrado.
No campeonato, cada um dos 25 competidores tem 10 minutos para apresentar o seu café especial, o método filtrado escolhido e entregar três xícaras, que serão avaliadas pelos juízes. Aquele que tiver o melhor desempenho, entregando os melhores cafés especiais, será o campeão e representará o Brasil no mundial da categoria, em Jacarta, na Indonésia, de 15 a 17 de maio.
São 25 competidores que irão disputador o título de campeão e representar o Brasil no mundial, na Indonésia.
O evento começará na quinta-feira, dia 20, às 9h, com os treinos dos competidores, apresentação de novidades do setor e degustação e experiências com cafés especiais ao público, gratuitamente, no saguão principal do IAC, prédio histórico que homenageia o pesquisador Alcides Carvalho, que dá nome ao Centro de Café do Instituto. As competições terão início às 12 horas e se estenderão até a grande final, com os seis melhores baristas, no sábado, dia 22, a partir das 9h. O anúncio do campeão será às 14h.
“A realização do campeonato no Instituto Agronômico de Campinas é inédita e uma oportunidade de conectarmos os profissionais e os consumidores do café especial ao IAC e à pesquisa do setor, que é tão essencial para o desenvolvimento da nossa cafeicultura. Além disso, damos foco para o café especial na sua essência, evidenciando os programas e projetos de tecnologia e pesquisa, que são realizados para o melhoramento do cafeeiro e geram o desenvolvimento das mais diversas regiões produtoras no Brasil”, comenta Vinicius Estrela, diretor-executivo da BSCA.
O Campeonato Brasileiro de Brewers Cup tem o Sebrae como patrocinador diamante. O patrocínio ouro é da Nescafé, patrocínio bronze é da Abigail Coffee Company, o café oficial da competição é produzido pela Capadócia Coffees e o equipamento oficial é da Bunn. O brew bar, onde serão apresentadas degustações e experiências com cafés especiais, conta com os patrocínios de Abigail Coffee Company, Amaro Café, Gustavo Leonel Cafés Especiais, Pasquali Máquinas, Baristando, Baobá Cafés Especiais e Daterra Coffee. O apoio técnico vem de Achega Café, o de mídia da Revista Espresso e há, ainda, o apoio para o “Fundo Social do IAC” da Daterra Coffee.
Confira os competidores:
– Anderson Mena – Café Zin – São Paulo (SP)
– André dos Santos – Ristto Coffee – Rio de Janeiro (RJ)
– Bruno Chiga – Mandu Café – São Paulo (SP)
– Daniel Vaz – Five Roasters – Rio de Janeiro (RJ)
– Diego Silva – Grupo Cafeza – Amparo (SP)
– Douglas Conde – Day Trip – Contagem (MG)
– Edson Maisonnette – São José dos Campos (SP)
– Ester Komatsu – Cafeeiros – Campinas (SP)
– Ewerton França – Rudimentar Coffee – Taquaritinga do Norte (PE)