Cavalgada nas fazendas históricas de café de São Paulo e Minas Gerais
Hoje foram sucedidos por empresários, que com uma visão holística do processo, produzem um café reconhecido e vendido nas melhores cafeterias do mundo. Um cafezal oferece encantos, paisagens e aromas que logo percebemos ao cavalgar pelas lavouras. Nesta cavalgada, temos a oportunidade de observar o ciclo de produção e o dia-a-dia das pessoas no campo, entender sobre as técnicas de plantio, o beneficiamento, a colheita e, claro, ao final de cada dia de cavalgada, tomar uma xícara de café nas fazendas.
É neste o universo que acontece mensalmente a Cavalgada das Fazendas Históricas, com paradas e hospedagem em fazendas que fazem parte da historia do café, com uma gastronomia típica e rica em tradição. As fazendas não tem luxo nem sofisticação. As trilhas atravessam matas com jequitibás centenários, riachos e açudes. A noite ouvimos relatos nostálgicos, de fazendas com séculos de história impregnados em suas paredes. Em algumas, os quartos podem ser numa antiga senzala, transformada em amplas suítes. Os cavalos são mangalarga (criados na fazenda) e cruzados, que também são usados na escola de equitação de cada local.
No caminho para o estado de Minas Gerai,s a cavalgada atravessa varias plantações de diferentes culturas. A maioria das fazendas no percurso da cavalgada são do final do século XIX, tem porão alto e mobílias da época. Na cozinha, um fogão a lenha, aonde são preparadas as refeições. Nessa cavalgada encontramos resquícios de um modo de vida que hoje não existe mais.
Entrando em Minas Gerais, a cavalgada cruza os cafezais das Fazendas Santo Antonio e Fortaleza, fazendas do século XIX, que são administradas pelos descendentes dos fundadores. Localizadas em altitudes que variam entre 800 e 1.100 metros, encontram-se numa das melhores regiões do mundo para o cultivo do café do tipo Arábica. O café produzido nessas fazendas é o natural, que é uma variação do café orgânico, cultivado seguindo os princípios da sustentabilidade ecológica, social e econômica.
Durante as visitas às fazendas, temos oportunidade de fazer uma degustação de cafés finos da Mogiana (atualmente os melhores cafés gourmets do Brasil).