Vulcão entra em erupção na Indonésia e gera alerta vermelho, veja as imagens
As autoridades da Indonésia emitiram um alerta vermelho para voos em redor do vulcão Sinabung, um dos mais ativos do país e que entrou novamente em erupção, expelindo uma nuvem de fumaça com mais de sete quilómetros de altura.
O risco de acidentes fez o aeroporto Kutacane, no norte da Indonésia, fechar e cancelar diversos voos. Já os aeroportos de Ualanamu, Meulaboh e Silangit, localizados na região, não foram encerrados por causa de uma mudança na direcção dos ventos, que afastaram a cortina de fumaça.
Segundo as autoridades locais, a erupção começou na segunda-feira, chegando a causar pequenos tremores que atingiram algumas aldeias. No entanto, ninguém ficou ferido. Até ontem, 30 mil pessoas foram evacuadas das suas casas por conta da atividade do vulcão.
O Sinabung esteve adormecido durante quatro séculos até que, em 2010, voltou a entrar em atividade, provocando a morte de duas pessoas. Em 2014, entrou novamente em erupção, causando mais de uma dezena de mortos.
A Indonésia está localizada no chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica onde se encontram mais de 400 vulcões, entre os quais 129 estão ativos e 65 foram qualificados como “perigosos”.