Pode um robô de US$ 25 mil fazer melhor café do que um barista? (Vídeo)
Courtesy Ammunition
Você confiaria em um robô para fazer seu café? O empresário Henry Hu e a empresa de design do Vale do Silicon munição pensam que você deveria dar uma chance.
Tirar um expresso perfeito é uma forma de arte que deixa os baristas artesanais e os espremedores do café. Mas quando Hu comprou sua fermentação diária, ele percebeu que a maioria dos baristas passava mais tempo empurrando botões e movendo copos do que realmente oferecendo o café e os clientes a TLC que mereciam.
Ele notou que as ordens levariam mais do que o esperado, e às vezes os clientes receberiam a bebida errada. Enquanto isso, os baristas não tinham tempo para responder completamente as perguntas sobre seus cafés especiais às mentes inquiridoras."À medida que o café se torna popular, torna-se um problema de produção", diz Hu. "Esperando na fila, ordens erradas - a alternativa é uma máquina de venda automática, e essa é realmente uma má qualidade".
Sua solução?
Automatize o máximo possível do processo através de um robô de café chamado Cafe X. O sistema automatizado que ele inventou garante precisão, consistência e qualidade e mata a margem de erro. Hu acredita que seu negócio tem potencial para oferecer um café melhor por um preço mais baixo e para redefinir as comodidades em escritórios e espaços acessíveis ao público.
Hu recebeu US $ 100.000 de uma Thiel Fellowship para prosseguir sua ideia e instalou o protótipo da cafeteria Cafe X no Metreon, um teatro e shopping do San Francisco há um ano. Desde então, ele trabalhou com a Munição - a empresa ganhadora do Smithsonian National Design Award por trás dos fones de ouvido e alto-falantes da Beats by Dre, do registro da Square e da Amp e Glowstache da Lyft - para transformar o protótipo em um produto escalável.
Em 27 de fevereiro, um modelo preparado para produção - a segunda geração do Café X-debute em One Bush Plaza, um espaço público no coração do distrito financeiro de São Francisco.
Customers can order Cafe X coffee via an iPad at the kiosk or through a mobile app.
Courtesy Ammunition
O Café X 2.0 parece um quiosque de café high-end. Mas, em vez de uma pessoa que está de pé, puxando os sacos de café expresso e espumando o leite orgânico (ou leite de aveia orgânico), é um braço robótico de seis eixos que está fazendo o levantamento pesado. Uma pessoa ainda equipa o quiosque, mas ele ou ele fica para fora e está lá para contar às pessoas sobre os cafés que o Café X serve - oferece três assados de uma única origem, uma mistura, matcha lattes e brew frio - e responde perguntas sobre como o sistema funciona.
Os clientes colocam seus pedidos através de um aplicativo, ou em um iPad estacionado em frente ao quiosque. (Estes quiosques são sem fio e podem ser colocados em qualquer lugar em um prédio, como em cada andar, se a gerência assim o desejar). Depois que os clientes fizerem um pedido, o sistema automatizado começa a funcionar. Os clientes podem ver o braço robótico em ação, pois faz bebidas através de vidro transparente, quase como se fosse uma exibição de museu de ciências.
O Café X é uma máquina de alta tecnologia equipada com um braço robótico de US $ 25.000, mas a Munição não queria que o produto se parecesse com um pedaço de 2001: Space Odyssey. Precisava ser caloroso e acolhedor. Hu prevê Café X em escritórios, aeroportos, shopping centers e campus universitários. Para trabalhar em todos esses ambientes, e refletir o produto que serve também, o design precisava de um certo nível de polimento.
O café é de alta qualidade e queríamos garantir que o exterior refletisse isso ", disse Victoria Slaker, vice-presidente de design industrial da Munição, a Curbed.
Está terminado com uma linda madeira branca e branca fosca no lado de fora. No interior, é elegante e preto e aço inoxidável. Duas janelas do lado aberto como as portas do carro DeLorean para quando o café precisa ser mantido ou limpo.
"O Café X ocupa um espaço estranho [design]", diz Slaker. "Tem que ser credível em uma escala arquitetônica, mas tem que ser fabricado em grandes números. . . É quase na linha da construção de um carro que faz café. Você tem que fazer muitos deles, e eles precisam ter certas funcionalidades. É divertido que acabemos com essas portas de asa. Nós não fizemos isso para ser extravagante - não somos Elon Musk -, mas realmente fazia sentido funcionalmente ".
Mas entregar uma experiência high-end não é apenas olhar sozinho; Houve pequenos toques que a Munição e o Café X foram programados para o quiosque para tornar o café ainda mais especial e encontrar maneiras inesperadas de fazer com que os clientes se sintam confortáveis e ansiosos para interagir com um robô.
"Nós fizemos um exercício UX / UI e perguntamos:" Qual é o equilíbrio entre automação e cafetização? ", Slaker diz. "Não estamos substituindo um barista; você não está tendo uma conversa [com um robô], mas faz algumas ações especiais. Como ele acena, faz uma espécie de 'ta-da' [gesto de mão], que é realmente doce. Não estávamos certos de como se sentiria, mas as pessoas adoravam ".
A onda parece muito mecânica e o robô também gira os cappuccinos. Não vai entregar nenhuma arte de latte extravagante, mas Hu quer adicionar flores fantásticas no futuro.
Uma vez que a bebida esteja pronta, os clientes punch um código que o aplicativo fornece em uma das três janelas pick-up. O robô coloca-o na janela, certificando-se de que todos tenham a ordem certa - e sem ter que se preocupar se o barista pronunciou ou não o seu nome corretamente ou falou alto o suficiente
Hu acredita que o Cafe X irá atrair clientes, cafeteiras e proprietários de edifícios. Na frente do cliente: o Café X pode servir até três assados de origem única, o que oferece aos clientes mais opções. (De acordo com Hu, a maioria dos cafés de alta qualidade só servem um assado de origem única por vez, pois exigem tanta atenção para preparar e é difícil para os baristas controlarem um ambiente ocupado.) O custo de uma bebida é de US $ 3 e $ 6, que Hu ressalta é "menos do que Starbucks".
O apelo aos torrefactores - o Café X atualmente trabalha com Intelligentsia, Ritual e Equador - é que o robô pode ser programado com precisão às suas especificações para que os clientes obtenham uma xícara de café que, supostamente, sabe exatamente como o torrador pensa que deveria.
Hu diz que a instalação fácil do Café X e os baixos custos operacionais atrairão os proprietários dos edifícios comerciais. Em vez de construir um café completo - que é caro e leva muito tempo - eles podem apenas tapar o Café X e ir. É instalado com uma empilhadeira e não há conexões adicionais de encanamento necessárias. Além disso, leva apenas 40 metros quadrados, o que é bastante pequeno.
Cafe X está se inclinando para uma tendência imobiliária maior: prédios de escritórios existentes trazem amenidades premium para se manterem competitivas.