Beber café ajuda a proteger o coração porque é rico em antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares como infarto, e seu efeito no aumento da pressão sanguínea é mais encontrado em pessoas sensíveis à cafeína, que fumam ou que já têm diagnóstico de pressão alta.
O café também atua no combate do cansaço e da depressão, melhorando o humor e a disposição. No entanto, para obter todos os benefícios dessa bebida, o ideal é consumir em quantidades moderadas, de 500 a 600 ml por dia, o que equivale a 3 ou 4 xícaras diárias.
Ele também pode ser consumido ao longo do dia após as refeições ou juntamente com os lanches. No entanto, é importante lembrar que o café não deve substituir o consumo de leite nos lanches, pois o leite e seus derivados são as principais fontes de cálcio da alimentação.
A melhor forma de consumir café é o coado, pois o café fervido contém maiores quantidades de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, substância que favorece alterações no DNA das células e o aparecimento de câncer. Isso acontece porque a fervura do pó do café extrai mais essas substâncias cancerígenas, fazendo com que a essa bebida fervida contenha 5 vezes mais dessas substâncias do que o café coado.
Assim, o ideal é que seja feito coado, passando a água quente através do filtro com o pó do café, pois além das substâncias cancerígenas, o filtro também elimina a maior parte dos compostos que provocam o aumento do colesterol. Além disso, o café instantâneo também não traz riscos à saúde, podendo ser consumido em quantidades moderadas para não provocar insônia e palpitações no coração.
CAFÉ + COCHILO
Uma excelente estratégia para combater a sonolência logo depois do almoço ou no meio da manhã, por exemplo, é tomar 1 xícara de café preto e tirar um cochilo de 20 minutos logo a seguir.
Essas duas estratégias juntas são chamadas de Coffee NAP, e favorece o funcionamento cerebral, deixando o cérebro mais descansado e ativo para mais uma jornada de trabalho. Isso acontece porque a cafeína e o descanso juntos irão eliminar o excesso de adenosina acumulada no cérebro, que é o que causa cansaço e dificuldade de concentração.
Apesar de apenas 1 xícara de café já ser suficiente para se sentir mais desperto e mais concentrado, quando estamos muito cansados pode ser preciso uma quantidade maior, mas que pode não ter o efeito esperado. Nesses casos, quando a pessoa está se sentindo muito cansada, tomar o café e dormir por 20 minutos é uma estratégia mais eficiente.
Não é recomendado dormir mais tempo, para não chegar ao sono profundo, porque se não houver possibilidade de dormir por pelo menos 90 minutos, a pessoa irá acordar ainda mais cansada.
QUEM NÃO DEVE CONSUMIR
Embora o café possa proteger contra o câncer, existem situações em que beber as quantidades indicadas podem agravar alguns problemas de saúde. Dessa forma, o consumo de café deve ser evitado por quem tem pressão alta, insônia, problemas cardíacos, gastrite ou sofre frequentemente com excesso de ansiedade, por exemplo.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Além de ser rico em antioxidantes que protegem o coração, o café também traz benefícios como:
Combater o cansaço; Prevenir a depressão; Evitar surgimento de alguns tipos de câncer. Melhora a memória; Combate dores de cabeça e enxaqueca; Alivia o estresse e melhora o humor.
Beber 3 xícaras de café por dia reduz risco de câncer
O consumo de café pode diminuir o risco de desenvolver câncer em diferentes partes do corpo, pois é uma substância muito rica em antioxidantes e minerais que ajudam a evitar a degradação e alteração das células, prevenindo o surgimento de mutações que podem resultar em tumores e, consequentemente, câncer.
A quantidade de café necessária para manter o corpo protegido varia de acordo o tipo de câncer, no entanto, beber pelo menos 3 xícaras de café torrado e moído, por dia, já é o suficiente para reduzir o risco de vários tipos de câncer.
De acordo com vários estudos, os benefícios do café não estão relacionados com a cafeína, porém o café descafeinado não possui um poder de proteção tão grande porque durante o processo de remoção da cafeina, geralmente, são retirados muitos antioxidantes e minerais importantes.
Além do café, o consumo de uma alimentação rica colorida e variada, baseada em alimentos naturais é comprovadamente uma estratégia científica para a proteção das mutações celulares que levam à diversos tipos de câncer por possuir muitos antioxidantes também.