Preocupada com clima, Cocatrel negocia seguro contra a possível geada
A Cocatrel através de seu Superintendente Comercial Sr. Manoel Piedade em conversa com a Agnocafé, se manifestou muito preocupado com a situação climática esperada para o período de frio deste ano.
De acordo com a meteorologia haverá diversas frentes frias no período de inverno. Como já temos um nível de humidade bem acentuado e com probabilidades de chuva na ocasião da colheita, poderá ocorrer geadas no período.
Neste sentido já estamos alertando os produtores para que procurem proteção com as seguradoras. A nossa direção já está procurando negociações neste sentido.
Segundo o departamento técnico da cooperativa, as geadas são altamente prejudiciais ao cafeeiro, causando o congelamento intracelular e consequentemente a morte das células e dos tecidos. Esse dano pode ser total o qual resulta na morte da planta ou parcial sendo necessário algum manejo como a recepa, que provoca renovação total da planta ou esqueletamento, no qual, o cafeeiro só volta a produzir após uma a duas safras.
O frio provoca ainda um efeito danoso, pois mesmo sem queimar, paralisa o crescimento da gema terminal dos ramos produtivos, com isso boa parte das gemas que se tornariam flores se diferenciam em ramos.