Pinhalense colabora com expansão de cooperativa de cafeicultores no Sul de MG
Com mais de 60 anos de atividade, a Cooperativa Mista Agropecuária de Paraguaçu (Coomap) viveu um momento de transformação em 2011, quando melhorou a estrutura de armazenagem e rebeneficiamento de café. Desde então, firmou parceria com a Pinhalense Máquinas Agrícolas, que equipou a maior parte do maquinário da associação de produtores da região em torno de Paraguaçu, no Sul de Minas Gerais.
A Coomap optou pela indústria de Espírito Santo do Pinhal devido aos quesitos qualidade e confiabilidade. A estrutura de armazenagem e rebenefício da Coomap passou por significativas mudanças nos últimos anos. A capacidade de armazenagem foi aumentada, o material mudou de sacas para Big Bags e houve um investimento em rebenefício (um sistema em que 100% dos equipamentos são Pinhalense) para atender a demanda do mercado de café. Não por acaso, a estrutura de rebenefício se tornou uma unidade de demonstração da Pinhalense para os cafeicultores de Paraguaçu e cidades vizinhas.
A Coomap trabalha em um movimento de expansão e, pelo segundo ano consecutivo, realizará o Bolsão de Máquinas e Implementos, que contribui nesse sentido. O evento, na edição 2018, acontece nos dias 27 e 28 de março, propiciando condições de negociação mais favoráveis aos cooperados, como por exemplo operação barter (pagamento pelo insumo através da entrega de sacas de café na pós-colheita). Na ocasião, a Pinhalense exporá lavadores (inclusive o lançamento da linha BASE), secadores, o despolpador ECO SUPER, a colheitadeira P1000, além de carretas, trituradores, arruadores e guincho. A maioria dos cooperados Coomap é composta por agricultores familiares, que têm como atividade principal o cultivo do café, trabalhando em pequenas propriedades.
Sobre a Pinhalense
Líder mundial em tecnologia para processamento de café, a Pinhalense Máquinas Agrícolas conta com três unidades fabris que somam mais de 60 mil m² de planta industrial, em Espírito Santo do Pinhal (SP), onde foi fundada há mais de 67 anos. Com cerca de 770 colaboradores, tem máquinas em operação em quase 100 países para clientes de todos os portes, nos segmentos de café, cacau, castanha, feijão, cereais, pimenta e noz macadâmia. Detém mais de 25 patentes em diversas etapas do processamento, da recepção à exportação, e investe permanentemente em pesquisa de novas tecnologias e qualidade, para evolução dos equipamentos e instalações em funcionamento. Mais informações: http://www.pinhalense.com.br/.