Alerta Vermelho: Estradas permanecem fechadas devido fortes chuvas em Santander
As agências de ajuda do Santander estão realizando busca para encontrar motorista de um veículo que aparentemente foi arrastado pelas águas ampliadas do córrego El Canelo, em um trecho da estrada para o município de Málaga.
Embora a aparência de um corpo tenha sido relatada, em uma área próxima ao local de emergência, as autoridades não conseguiram estabelecer a identidade da vítima. O fato, em que a primeira pessoa teria perdido a vida devido chuvas fortes nesta região do país, forçou o Departamento Departamental de Gerenciamento elevar o risco a elevar de laranja para vermelho.
"Chove em todo o departamento, temos afetações em diferentes setores da estrada para o que o Santander teve que se declarar em alerta vermelho nas últimas horas por transbordamentos e aumentos repentinos na esteira da estação chuvosa. No entanto, as chuvas continuam e, de acordo com o Ideam, elas se estenderiam até o final de maio ", disse Ramón Ramírez, diretor da entidade.
De acordo com o relatório entregue pelo oficial, as precipitações causaram o fechamento de rodovias nas estradas entre as cidades de Galán-Socorro, devido ao transbordamento do córrego La Honda; Barichara-Guane, no setor de La Peña, devido à queda de rochas; e Sucre-Guavatá por deslizamentos de terra.
Norte de Santander, tambem em alerta vermelho
No Norte de Santander, as perspectivas para a onda de chuvas são semelhantes. As chuvas registradas no município de Pamplona causaram deslizamentos de terra e aumentos repentinos em alguns córregos. A administração municipal já informou o colapso de uma casa, que não deixou feridos nem mortes.
Em cidades próximas, como Bochalema, Chitagá e Arboledas, chuvas forçaram fechamentos parciais da rota pela queda de pedras, e o resto do departamento, agências humanitárias estão alerta para qualquer contingência.
Chuvas fortes sobre Cali
Na entrada e saída pela estrada Cali-Jamundí há um caos nas estradas, como resultado das fortes chuvas que caíram sobre a capital do Vale do Cauca desde a noite passada.
Segundo informação a saída do rio Pance até a altura na Panamericana, no trecho Cali-Jamundí e no transbordamento do riacho Piedragrande, no mesmo corredor. Pela avenida Simón Bolívar relata o colapso da rede sinalizada.
E esta manhã ainda estavam sem setores de serviços de energia Garden City, Rodrigo Lara, Cidade Talanga Canaveral Montebello, trilha Los Mangos, PANCE, Sena, choupos, Mayapan, Las Vegas, Comfandi, San Fernando, Marroquin, champanhe e Leão XIII.
A árvore tratada dos bombeiros cai, cinco colapsos de estruturas e uma inundação, sem ferimentos. O pessoal do Dagma participou da emergência devido à queda de 26 árvores. Os municípios de Yocoto e Genebra também foram afetados, pois as tempestades de vento terminaram com as lavouras.
As linhas de emergência: Corpo de Bombeiros Voluntário 119; Defesa Civil 144, Cruz Vermelha 132 e Secretaria de Gestão de Riscos 653 3801.