Produtores participam de curso sobre colheita e pós colheita em Cacoal
Produtores rurais participaram nesta semana de um curso de capacitação sobre colheita e pós-colheita de café, em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho. A iniciativa faz parte do projeto ‘Cafeicultura de Rondônia’, que orienta os cafeicultores sobre gestão de propriedades rurais, dentre outros conceitos.
Aproveitando o momento da colheita do café, o curso foi ofertado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Governo do Estado de Rondônia.
Segundo a analista técnica do Sebrae em Cacoal, o curso faz parte do projeto ‘Cafeicultura de Rondônia’, que é custeado pelo Governo do Estado e tem duração de quatro anos.
A capacitação começou em 2016 e, durante esse período, os cafeicultores receberão noções sobre plantação, gestão das propriedades rurais, além de participarem de eventos relacionados ao café fora do estado e receberem acompanhamento individual no campo.
"No estado, nós estamos no momento da colheita. Então, esse curso é primordial para os participantes estarem atualizados com informações reais do que temos de mais novo no Brasil e no mundo", disse a consultora.
O curso teve duração de dois dias. No primeiro, os participantes assistiram a parte teórica em uma sala na sede do Sebrae. Para o segundo dia, estava prevista a capacitação prática em uma propriedade localizada na Linha 6. De acordo com o produtor Luciano Peterd, de 28 anos, que é o proprietário do local, a participação no projeto tem ajudado a aumentar a produtividade de sua lavoura.