A mistura de café com óleo de coco e manteiga ghee começou como uma moda fitness, por seus ditos benefícios para quem quer acelerar a queima de gordura, e leva o nome de bulletproof coffee. Segundo seu “criador”, Dave Asprey, a bebida também ajuda a ficar mais ativo mentalmente. Apesar da falta de consenso da comunidade médica sobre sua eficácia, a receita faz parte do pré-treino de muita gente.
A proposta desse “café à prova de balas” é aproveitar o efeito estimulante do café por um período prolongado, em vez de gerar picos e quedas súbitas de energia que geralmente ocorrem ao ingerir cafeína em cápsula, por exemplo. Dave testou vários jeitos de fazer o bulletproof coffee depois de experimentar uma versão proveniente da Ayurveda (medicina indiana), com café e manteiga ghee. Na Índia, a bebida serve para tratar dores de garganta e outros tipos de inflamação.
Mas e o óleo de coco? Para o criador do bulletproof coffee, o consumo regular da mistura estimularia o organismo a usar o óleo e a proteína do coco para saciar a fome, além de ajudar a melhorar os níveis de atenção e energia. Porém, faltam estudos para tal comprovação e alguns especialistas apontam que o consumo do óleo de coco pode fazer alguns grupos de pessoas engordarem.
Mesmo assim, para a Ayurveda, a melhor alternativa para o bulletproof coffee é uma xícara de café com uma colher de chá de ghee (manteiga clarificada). De acordo com a medicina tradicional indiana, o ghee contribui para a boa digestão, melhora as funções cerebrais, a memória, a concentração e a energia. Por isso, ghee e café seriam uma boa dupla.
Novos jeitos de fazer o bulletproof coffee
Alguns dos adeptos do bulletproof coffee começaram a criar receitas diferentes com o mesmo objetivo da original. São adaptações da versão propagada pelo investidor do Vale do Sicílio, seja para aumentar a funcionalidade, mudar o sabor, ou deixá-la mais natural, incluindo ingredientes utilizados pela Ayurveda.
Uns adicionam gordura ao café como uma forma de prolongar o jejum diário até o meio da manhã. Outros, para equilibrar e aumentar a produtividade. A seguir, duas receitas — uma meio capuccino e outra sem óleo de coco, mas com especiarias muito utilizadas na culinária indiana, uma versão mais “light” do tal bulletproof coffee.
Receita de bulletproof coffee estilo capuccino
Ingredientes
1 xícara de café (o melhor café que você tiver, passado no filtro ou shot de espresso)
1 colher de sopa de óleo de coco
Canela a gosto
Um toque de pimenta-de-caiena
Cacau a gosto
Leite de coco/amêndoas/ou outro de origem vegetal
Modo de fazer: Bata tudo e sirva.
Receita de bulletproof coffee com especiarias
Ingredientes
1 xícara de café forte e de boa qualidade
1 colher de chá de manteiga ghee
Faça uma mistura de: 2 colheres de sopa de gengibre, 1 colher de sopa de canela em pó, 1 colher de sopa de cúrcuma em pó e 1 colher de sobremesa de cravo em pó. Essa mistura se chama Masala – e você pode guardar para usar sempre que quiser.
Modo de fazer: 1 colher de café da mistura dessas especiarias misturadas ao café
Por que misturar óleo de coco com café?
“A cafeína aliada ao óleo de coco extravirgem, que possui triglicerídeos de cadeia média (TCM), estimularia atividades antioxidantes, anti-inflamatórias e melhoraria índices de colesterol, além de aumentar as enzimas de saciedade, inibindo a fome”, explica Alessandra Almeida, nutricionista funcional da Clínica Andrea Santa Rosa.
Contraindicações do bulletproof coffee
Como falamos, é um assunto polêmico, com muitas opiniões distintas. O problema, de acordo com o Healthy Home Economist, é que não consumir proteína de manhã suprime a produção de serotonina durante todo o dia. Essa descompensação de serotonina pode causar depressão, má função intestinal, baixa densidade óssea, habilidades de coagulação sanguínea mais lentas e baixa libido. Os níveis de melatonina também podem cair, alterando a qualidade do sono.
Por isso, antes de aderir ao bulletproof coffee, vale se consultar com um nutricionista especializado, para entender melhor como a bebida agiria no seu organismo.