Temporal com chuva de granizo deixa rastro de destruição em Dracena
O prefeito de Dracena, Juliano Brito Bertolini (PTN), anunciou neste sábado (20) a decretação de situação de emergência no município em virtude dos estragos causados pelo temporal, com rajadas de vento e chuva de granizo, que caiu sobre a cidade na sexta-feira (19). Mais de 40 famílias ficaram desabrigadas devido aos danos provocados pelas pedras de gelo que atingiram suas casas. A Prefeitura montou um abrigo para receber os desalojados.
Neste sábado (20), mais de 500 pessoas, entre funcionários da Prefeitura e voluntários, estão envolvidas no atendimento às famílias prejudicadas pelo temporal.
Segundo a Prefeitura, a estimativa é de que 600 famílias tenham sofrido prejuízos. Equipes percorreram a cidade para visitar os locais danificados e fazer um levantamento dos prejuízos. Os bairros mais afetados, segundo a Prefeitura, foram o Jardim Santa Clara e o Jardim Brasilândia. Mas também houve estragos nos bairros Metrópole, São Francisco e Tonico André. Destelhamentos e alagamentos de casas concentraram a maior parte dos problemas.
Lonas e mantimentos
Além do alojamento montado na Escola Técnica Municipal Izaura Sampaio, no Bairro São Francisco, também foram disponibilizados lonas e mantimentos para as famílias afetadas.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na esquina da Avenida dos Expedicionários com a Rua Euclides da Cunha, no Centro, realiza o cadastramento das famílias prejudicadas. As pessoas que não puderem comparecer à sede do órgão podem solicitar ajuda pelo telefone (18) 3822-6899. Ainda segundo a Prefeitura, o atendimento também é feito no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) localizado no Jardim Brasilândia.
Chuva causa transtornos em Matão, Porto Ferreira e São José do Rio Pardo
A forte chuva que atingiu a região na sexta-feira (19) derrubou a cobertura de um lava-rápido durante a tarde, na Avenida Francisco Mastropietro, em Matão (SP).
A cobertura atingiu um caminhão que circulada do outro lado da via. Foi necessária a interdição da avenida pelos agentes de trânsito, bem como a intervenção da CPFL, pois as telhas de zinco atingiram a rede elétrica.
A Polícia Militar compareceu ao local para elaborar o boletim de ocorrência. A Defesa Civil esteve na área atingida, juntamente com a equipe de infraestrutura da prefeitura para liberar o trânsito.
Algumas árvores também caíram, sendo necessário o acionamento do Corpo de Bombeiros para cortar galhos e desobstruir as vias.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Luciano Leite, orientou a população que a instabilidade do tempo vai continuar até o final de domingo e todos devem ter cautela ao transitar pela cidade.