Geada atinge com mais força cidades de MG do que do Sul do Brasil
A massa de ar continental que entrou no Brasil no último sábado (19) provocou acentuado declínio de temperatura em vários estados, desde o Rio Grande do Sul até o Acre.
Após a passagem da banda de nebulosidade e que voltou a provocar chuva, o ar seco de forma muito rápida facilitando a queda brusca de temperatura entre os estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, enquanto que parte da Região Sul ainda tinha nebulosidade e até chuva.
A geada foi bem mais agressiva sobre municípios do leste e sul de Goiás, sudoeste e sul de Minas Gerais e norte de São Paulo do que em boa parte da Região Sul, principalmente o estado do Rio Grande do Sul, onde o frio não foi intenso.
Com isso, municípios mineiros, principalmente, amargaram prejuízos com a queima de vastas áreas com cultivo de café e laranja entre as regiões de Araguari, Araxá, Boa Esperança, Bom Despacho, Campina Verde, Maria da Fé, Patrocínio e São Gotardo.
Dados meteorológicos registrados
A estação meteorológica automática operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município de Maria da Fé registrou temperatura mínima de -0,3°C na madrugada de segunda-feira (21).