As pessoas têm sentado em banquetas de plástico baixo para tomar seu café. (Shutterstock)
Zumbido. Zumbido. Zumbido. Wobbly bicicletas carregadas com mercadorias; Fluido fluxo de sobrecarregado bicicletas e locais falantes - há um buzz em Hanói que é distintamente vietnamita. E não me leva muito tempo para descobrir o segredo da energia cinética que transformou a cidade em um hotspot do Sudeste Asiático nas últimas décadas.
Jet-lagged e bleary-eyed, eu tropeço em um posto avançado típico do aeroporto de uma corrente do café assim que eu aterrisse no aeroporto internacional de Noi Bai de Hanoi. Eu ordeno o café vietnamita clássico phe sua da que literalmente traduz para 'café, leite e gelo'. Eu conquistei demitasses de espresso turco rico e forte, bêbado meu caminho em toda a Itália e até mesmo acumulado um pacote de única-origem jamaicano Blue Mountain por meses. Mas o brain-joltingly brew forte de ca phe sua da nada é nada como eu tinha antes. Não demora muito para a doçura cloying para transformar em um buzz adictivo doce. Eu estou obcecado.
Café Vietnã
A Ásia é predominantemente um continente para beber chá, mas o Vietnã adora o café quase tanto quanto a Itália. Antes da Guerra do Vietnã (ou a Guerra Americana como os moradores referem-se ao conflito que dizimou o país), o Vietnã foi um dos principais atores do mundo na produção de café. Levou o país algumas décadas após a guerra para recuperar uma posição número dois mundial.
Os franceses introduziram o café nesta parte do mundo no final do século XIX. As plantações floresceram no planalto central que faz fronteira com o sul do Laos e com o leste do Camboja. A falta de leite fresco obrigou os franceses a adicionar leite condensado. Os livros de história só podem lembrar o desastroso reinado dos colonos franceses na Indochina por 50 anos de fome e conflitos. Mas o Vietnã mantém alguns legados felizes: avenidas arborizadas, baguetes e, é claro, um ótimo café.
O café vietnamita é fabricado em porções individuais usando um filtro de gotejamento francês (chamado phin). A água quente é derramada sobre grãos grosseiramente moídos em um phin e coberto com uma tampa fina. A bebida resultante recolhida no copo abaixo é então misturada com leite condensado edulcorado.
Para bebedores sérios do café, a adição do leite condensado pôde parecer como o sacrilégio, mas é a única maneira apreciar este brew escuro, forte. No norte, essa bebida é chamada ca phe nau (café marrom), enquanto no sul é conhecida como ca phe sua (café com leite). Café é servido nas rochas; A arte é mexer rápido o suficiente para misturar todo o leite sem derreter gelo.
Quatro bebidas padrão de café que servem todos os cafés são ca phe den nong (café preto quente), ca phe den da (café preto gelado), ca phe sua nong (café quente com leite) e ca phe sua da (café gelado com leite) . Além destes, o café também é servido com coalhada, leite de coco, ovos e como smoothies com banana e abacate. Café de iogurte mesmo vem com coberturas de frutas frescas como manga ou arroz fermentado.
Para os verdadeiramente aventureiros, há o infame ca phe chon (café weasel) que é semelhante ao indonésio Kopi Luwak (café civet). Os melhores grãos de cada cultura são alimentados a doninhas. Suas enzimas digestivas fermentam os feijões e tiram muito de seus sabores ásperos. Estes feijões, em seguida, colhidas a partir das fezes, resultar em um café que é mais suave e mais rico em sabor. I tentar uma xícara de ca phe chon no Café Trung Nyuyen, o equivalente vietnamita do Starbucks, e sou à esquerda underwhelmed. O brew é definitivamente suave e rica, mas há um ligeiro sabor almiscarado que não é agradável.
Obsessão singular
A cultura do café é uma parte bem enraizada da vida vietnamita. E ele vem com suas próprias regras. Cafés tipicamente não servem comida. Alguns mais novos e mais turistas podem ter um bolo ímpar ou muffin para oferecer. Se você está realmente com fome, ou comer antes de ir para o café ou mordiscar no chapéu huong duong (sementes de girassol). A bebida vem em pequenas porções - não Tall, Grande ou Venti aqui. Além disso, café nunca é um para viagem. Você se senta em um tamborete de plástico tão baixo que você está mal pairando sobre o chão, e assistir o café brew em seu copo. Todo o ritual é quase zen-like, um contraste com as ruas frenéticas.
Nas ruas sinuosas do bairro antigo de Hanói, há vendedores de café em todas as formas e em todos os cantos. Enquanto as cadeias locais como Trung Nguyen e Highlands estão se tornando populares com milênios locais, as cadeias de café internacionais homogêneas ainda estão para fazer uma marca nestas costas. É o quirky independentes café lojas que são o hidden gems de hanoi.
Em um trecho ocupado de Hang Gai na borda do bairro antigo, é Ca Phe Pho Co. Notoriamente difícil de encontrar, os moradores referem-se a ele como o café secreto. Uma passagem longa e estreita entre uma loja de seda e uma tenda de t-shirt conduz a uma mansão encantadoramente desmoronando de um comerciante anterior. No pátio, gatos gordos serpenteiam entre bonsais, estátuas de pedra de Buda e artefatos de cerâmica. Pendurado nas paredes são gaiolas de pombos japoneses ornamentais e pinturas de seda resistido.
Eu coloque a minha encomenda no balcão antes de subir três voos para o terraço que oferece vistas espectaculares do Lago Hoan Kiem. Ca Phe Pho Co é mais conhecido por seu café ovo ou ca phe trung da. Ovos e leite condensado são agitados em conjunto e a resultante espuma suave e sedosa flutua em cima de um café vietnamita ousado e rico.
Arte do pagamento
Como com a maioria das coisas em Hanói, os melhores lugares são encontrados na rua. Café Lam em Nguyen Huu Huan Street é uma parte importante da história de Hanói. Um dos mais antigos cafés do Bairro Antigo, as paredes do sombrio estabelecimento de um cômodo são revestidas com pinturas, deixadas em vez de pagamento por parte de empobrecidos regulares durante a Guerra Americana. Não muito parece ter mudado desde então. A sala detém cerca de uma dúzia de pessoas. E todo mundo está fumando. Através da névoa de fumaça, eu admiro os óleos, aquarelas, esboços e resumos na parede antes de sentar fora na rua para beber o meu café.
Com múltiplas franquias por toda a cidade, o café mais animado de Hanói, Cong Caphe, espera competir com Trung Nguyen. Meu favorito entre os ramos é o outpost oposto à Catedral de St Joseph para sua vista bonita. Com paredes de tijolos expostos, mobília de madeira recuperada, cartazes de propaganda e outras relíquias da Guerra Americana, o café é muito Instagram-digno. Cong Caphe menu apresenta tudo, desde café a cerveja, mas o destaque é o coco decadente congelados iogurte café smoothie.
Em Hanói, copos surpreendentes de chocolate preto chocolatey bondade vêm em formas inumeráveis, em cafés de todas as formas e tamanhos. Se você adora café, a apenas pegue a sua escolha - você não se arrependerão.