Preço da gasolina na Colômbia passa a R$ 3,205 o litro, novo recorde histórico
Contrario a otras ocasiones, esta vez el dólar no ayudó a mitigar el aumento en el precio del galón de los combustibles.Foto:
Jaiver Nieto Álvarez / Archivo EL TIEMPO
Os aumentos generalizados nos preços de referência internacionais que são levados para calcular o valor local e o aumento do dólar levarão aos milhares de motoristas e usuários de todo o país, muitos dos quais retornam da primeira viagem de fim de semana. Semana festiva de junho, são nesta terça-feira com um reajuste significativo no preço da gasolina e do ACPM, nas principais cidades do país.
Isso depois que o Ministério de Minas e Energia informou que a partir de 5 de junho aumentará em 165 pesos a referência para o galão de gasolina atual para 15 das 18 principais cidades do país.
Assim, no caso de Bogotá, o valor de referência alcança 9.303 pesos por galão ( R$ 3,205 o litro), o recorde histórico (em maio marcou um recorde de 9.138 pesos) e, segundo os dados do Ministério, o preço de referência mais alto será aplicado a as cidades de Villavicencio e Tunja, cuja referência ao galão de gasolina era de 9.403 pesos e 9.437 pesos, respectivamente.
Por outro lado, o galão de ACPM para Bogotá terá um aumento, a partir de 5 de junho, de 160 pesos, a 8.610 pesos. Para o ajuste de junho, com exceção da Armênia, em todas as cidades o aumento mensal será de 1,8%, acima do teto de 1,5% para o consumidor final, estabelecido na fórmula de preço.