Café de brócolis: cientistas criam nova maneira de comer mais verduras
Aqueles que não gostam de comer brócolis ainda podem colher seus benefícios para a saúde graças a uma versão em pó recentemente desenvolvida que pode ser misturada a smoothies, assados e até café.
Molhos de brócolis considerados muito imperfeitos na aparência para serem estocados em lojas foram transformados em pó pela agência de ciência do governo australiano CSIRO e pelo grupo agrícola Hort Innovation.
Cada duas colheres de sopa de pó contém cerca de uma porção de brócolis, que é uma boa fonte de fibra dietética, vitamina B6, vitamina E e manganês.
Um café de Melbourne começou a experimentar o pó mexendo-o em cafés. O executivo-chefe da Hort Innovation, John Lloyd, diz que o pó também é ideal para smoothies, sopas e assados.
"A pesquisa mostra que o australiano médio ainda não consome a ingestão diária recomendada de vegetais por dia, e opções como brócolis em pó ajudarão a resolver isso", disse ele na quarta-feira.
O pó e uma variedade de lanches estão sendo desenvolvidos como parte de um projeto de pesquisa que visa reduzir o desperdício de vegetais criando alimentos saudáveis a partir de produtos “feios”.
Uma pesquisa da CSIRO no ano passado descobriu que quatro em cada cinco adultos não estavam comendo frutas e vegetais suficientes para atender às diretrizes dietéticas nacionais.
A principal pesquisadora da CSIRO no projeto de pó de brócolis, Mary Ann Augustin, disse que o próximo passo é desenvolver o pó ainda mais e testá-lo entre um grupo maior de consumidores.
"Os pós são uma opção para os agricultores que querem produzir ingredientes vegetais de valor agregado para os lucrativos mercados de alimentos funcionais", disse Augustin.
“A equipe da CSIRO e a Hort Innovation estão discutindo possíveis aplicações comerciais com produtores e grupos produtores em toda a Austrália que estão interessados em colocar o pó no mercado.”
… Nós temos um pequeno favor para perguntar. Mais pessoas estão lendo o Guardian do que nunca, mas as receitas de publicidade em toda a mídia estão caindo rapidamente. E, ao contrário de muitas organizações de notícias, não colocamos um paywall - queremos manter nosso jornalismo o mais aberto possível.