Café com brócolis, por favor ": moda 'saudável' para quem não come vegetais
As formas de preparar um café variaram muito nos últimos anos. Longe vão os dias de café, cortados ou com leite, que tanto pode ser acompanhado com um pouco de licor ou leite condensado para os gulosos. Agora, qualquer café que se preze oferece uma variedade de variedades apetitosas e uma apresentação digna no Instagram antes do primeiro gole.
Mas a coisa não está lá. Algumas empresas já viram que essa bebida, uma das mais consumidas no mundo, pode ser o substrato perfeito para introduzir certos alimentos na dieta que, apesar de muito saudáveis, causam uma repulsa injusta a algumas pessoas.
Este é o caso do brócolis, aquele maravilhoso vegetal da família dos repolhos que tantas crianças e alguns idosos acham tão difícil de comer. Em busca de uma forma mais atraente de fazer seu consumo, a Organização de Pesquisa Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO) na Austrália, juntamente com a Hort Innovation, desenvolveu um pó de brócolis que pode ser adicionado ao café, substituindo a canela e capuccino de cacau.
Café com brócolis para começar bem o dia
Este pó, que também pode ser usado no cozimento ou na preparação de smoothies, é obtido usando as florzinhas e as hastes de brócolis. Primeiro ele passa por um tratamento prévio com o qual se tenta conservar a maior quantidade possível dos nutrientes originais, além de seu sabor e sua cor. Depois disso, é seco e esmagado.
Duas colheres de sopa deste produto seriam equivalentes a uma porção de vegetais dos cinco recomendados para levar pelo menos um dia. Às vezes, algumas pessoas acreditam que odeiam o sabor de um alimento porque não tentaram tomá-lo cozido de maneiras diferentes, ou acompanhados de outros ingredientes que podem matizá-lo.
Portanto, recorrer a essas alternativas em forma de suplemento, que são geralmente muito mais caro do que comprar um bom pedaço de brócolis no mercado, pode ser uma alternativa perigosa para o bolso, a menos que seu gosto o resultado natural realmente impossível de tolerar .
A substância que contribui principalmente para as grandes virtudes de brócolos e outras plantas de Brassica é o sulforafano, que é conhecido efeitos muito positivos na prevenção de alguns tipos de cancro. Este composto é obtido quando outra substância presente na planta, chamada glucoraphanina, é hidrolisada pela enzima mirosinase. Portanto, para obter os efeitos benéficos do brócolis, a interação de glucorafanina e mirosinase é necessária para produzir o sulforafano.
Isso ocorre no brócolis crus ou mal cozidos, mas se o tempo de cozimento adequado for excedido mirosinase inativada, de modo que a reação pode não ocorrer na parte superior do sistema digestivo, onde seriam obtidos os maiores benefícios. Ao atingir a parte inferior, a própria flora bacteriana intestinal é capaz de hidrolisá-la, mas nessa área os resultados não são tão eficazes.
Neste ponto, podemos assumir que o pó de brócolis evitar este inconveniente, mas a CSIRO não mencionou se a mirosinase sobrevive a secagem de vegetais frescos, por isso, não poderia tirar conclusões.
Aqueles que fizeram foram uma equipe de pesquisadores da Universidade de Illinois, que em 2012 publicado no British Journal of Nutrition um estudo sobre a forma mais eficaz para promover a ligação entre glucoraphanin e mirosinase. Para o estudo eles usaram um pó de brócolis que não tem nada a ver com o do CSIRO, sem atividade de mirosinase.
Os voluntários, com idades entre 18 e 30 anos, teve que tomar sozinho ou acompanhado por brotos de brócolis frescos, a fim de verificar se, como esperado, os surtos contribuiu mirosinase necessário este suplemento a ser formado o sulforafano.
E assim foi, a combinação entre os dois produtos foi o ideal para obter as maiores taxas desse composto benéfico. Ele intui aqui para acompanhar o brócolis cozido com couve fresca ou qualquer outro alimento rico em mirosinase, como mostarda ou rábano, pode ser a solução perfeita para melhorar o anti-câncer afeta deste mal entendido planta.
Além disso, um estudo de 2005 conduzida pelos mesmos investigadores descobriram que vapor brócolos por 3 ou 4 minutos inactiva uma outra proteína que se liga ao enxofre de sulforafano, impedindo acção. Portanto, é importante que os brotos acompanhados pelo produto cozido não estejam totalmente crus.
De qualquer forma, tomar um cappuccino de brócolis é uma experiência curiosa que vale a pena experimentar, mas sem tirar os legumes da geladeira. Veja o vídeo abaixo