Sinais potenciais do El Niño no início do verão no Brasil?
NASA/JPL-Caltech
Os primeiros sinais de água morna apareceram no Pacífico, o que poderia levar ao El Niño. Isso vem depois de um leve La Niña no ano passado.
A NASA e o Centro de Previsão Climática monitoram essa água morna enquanto ela se move lentamente para o leste. Foi originalmente descoberto no oeste do Pacífico, mas recentemente atravessou grande parte do Pacífico central, em partes do leste do oceano. A NOAA acredita que a água quente possa estar em posição no Pacífico oriental no início de 2019.
A imagem de 9 de abril da altura do nível do mar do satélite norte-americano Jason-3 mostrou a maior parte do oceano em altitudes neutras. Mas, no início de maio, altos níveis do mar começaram a se acumular nos trópicos, o que é causado por uma camada de ar quente abaixo da superfície.
O cientista estará atento a uma progressão mais oriental desse calor durante o verão, o outono e os meses de inverno no hemísferio Norte e verão no hemísferio Sul. A NOAA acredita que um padrão de El Niño poderia se desenvolver no início do verão brasileiro. Se ocorrer, isso poderia significar um inverno mais frio e úmido para o sul do EUA, que inclui o norte do Texas. Enquanto temperaturas mais quentes que a média teriam impacto no Noroeste. Com a entrada do El Niño deve trazer estiagem no Brasil e chuva acima da média para Argentina.