Cafeína no café ativa células que controlam diabetes
O diabetes se desenvolve quando o corpo perde sua capacidade de regular os níveis de glicose no sangue e, posteriormente, os diabéticos devem ser freqüentemente perfurados para medir seus níveis de açúcar no sangue e usar essas informações para ajustar o suprimento de insulina. Agora, sabe-se que uma xícara de café depois de uma refeição pode ser suficiente para manter o diabetes sob controle, graças às células ativadas pela cafeína que foram projetadas para liberar insulina.
Desta forma, de acordo com um estudo publicado na revista Nature, as células ativadas pela cafeína ajudariam a controlar o diabetes. Martin Fussenegger, um biotecnólogo da ETH Zurich, na Suíça, e seus colegas, pegaram células renais humanas e as projetaram para produzir insulina. Eles também adicionaram um receptor que acionaria a liberação dessa insulina quando a cafeína estava presente. Em seguida, eles implantaram essas células em dez ratos diabéticos e lhes forneceram café com suas refeições.
Os testes revelaram que isso era suficiente para permitir que os ratos controlassem seus níveis de açúcar no sangue; Enquanto o risco de acionar acidentalmente uma dose de insulina parece ser pequeno.
Fussenegge explica "Na minha opinião, há outras fontes significativas de cafeína em alimentos. Mesmo pequenas quantidades de cafeína não irá acionar o sistema. É um teste promissor espera que em breve possa ser extrapolado para os seres humanos."
O controle da produção biofarmacêutica com cafeína é econômico e está presente apenas em bebidas específicas, portanto, espera-se que a adesão do paciente melhore ao integrar a terapia ao seu estilo de vida.